Visão Rural

Como Plantar

Como Plantar

  

 

O abacaxi (Ananas comosus) é uma fruta originária do Brasil. Pertencente à família Bromeliácea, prefere regiões de clima tropical com solos de textura média ou arenosa, podendo ser plantado também em solos argilosos que tenham boa aeração e drenagem.
 Com um sabor acre-doce o abacaxi é uma fruta muito saborosa, bastante apreciada em todos os países tropicais. É famoso pelo seu perfume delicioso e alto valor nutritivo. Possui ótimas fontes de cálcio, potássio, magnésio e vitaminas A, B e C.
O suco de abacaxi pode ser usado para fins medicinais auxiliando na digestão, tratamento de anemia, eliminação de cálculos renais, falta de apetite, na formação óssea dos adolescentes, calmante, regulador de pressão, diurético e também para tratamento de bronquites e gripes. O uso do abacaxi pode também auxiliar na desobstrução do fígado e no combate aos germes.
Do abacaxi tudo é aproveitado. Usa-se a casca para fabricação de licor, da polpa se faz deliciosos sucos e numerosos pratos culinários e ainda é utilizado para produção de essências. Um das vantagens dessa cultura é que o mercado consumidor do abacaxi está em expansão, por se tratar de uma fruta que agrada o paladar de uma grande parte da população e ser rica em vitaminas e proteínas. Outra vantagem do abacaxi é que pode ser plantado o ano todo.

Clima
O tipo de clima ideal para plantar abacaxi deve ficar entre 21º e 23º C, ou seja, de moderado a quente. A planta suporta dias frios, mas é sensível a geadas. Temperaturas muito elevadas acima de 40º C e muito amena, abaixo de 5º C podem trazer sérios prejuízos nas plantações de abacaxi. A plantação de abacaxi necessita de pelo menos 6 horas diárias de luz solar com chuvas bem distribuídas o ano todo e uma umidade do ar variando entre 70% e 90%. Em regiões de clima seco com tempos prolongados sem chuva, recomenda-se o uso de irrigação.

Solo
    Os solos para plantio de abacaxi devem ser de textura média ou arenosa e que possuam boa drenagem. Este tipo de planta é intolerável quanto a solos que estão sujeitos ao encharcamento. Os solos argilosos também podem ser utilizados desde que tenham boa areação e drenagem.
    O abacaxi é conhecido como uma planta resistente a acidez do solo, mas é recomendável uma análise técnica para verificar a necessidade de uma correção, sendo que o pH ideal é entre 4,5 e 5,5. Se houver elevação nesses números pode ocorrer desenvolvimento de fungos prejudiciais ao abacaxizeiro.  É recomendável utilizar uma calagem com cerca de 30 a 90 dias de antecedência ao plantio.
    Na hora do preparo do solo é recomendável utilizar o sistema convencional com duas gradagens e uma aração. Não plantar em solos que já tenham sido ocupados com plantações de abacaxi na ultima safra, a fim de evitar incidência de doenças e pragas. Caso não seja necessário utilizar a mesma área, é preciso fazer um levantamento histórico da incidência de pragas e doenças e fazer queimada dos restos dos vegetais, para só então preparar o solo para o plantio.

Plantio
    O plantio pode ser feito com covas e sulcos de aproximadamente 10 a 15 cm de profundidade. As mudas podem ser plantadas em filas simples ou duplas. Para os terrenos com nível de declive mais acentuado, devem-se dispor as covas ou sulcos em curva de nível.
    Após a abertura das covas ou sulcos, faz-se a distribuição das mudas. Nesta ocasião, o plantio deve ser realizado por quadras, separando-se as mudas por tamanho e tipo, tomando-se o cuidado de evitar que caia no “olho” da planta.
    A adubação do solo pode ser feita com uma aplicação de 10 t/há de esterco de gado curtido no sulco de plantio. Os adubos devem ser aplicados no solo ou nas axilas das folhas basais. Deve-se evitar que os adubos caiam no olho da planta. Para os solos pobres recomenda-se utilizar na primeira adubação 3 kg de sulfato de cobre, 3 kg de sulfato de zinco e 5 kg de sulfato de ferro, repetir a mesma quantidade na 2ª adubação e na 3ª adubação aplicar 4 kg de bórax.

Controle de pragas e doenças
    As pragas mais comuns nas plantações de abacaxi são a broca do fruto (Thecla basalides), causada pela larva de uma pequena borboleta que ataca a planta na inflorescência, provocando o aparecimento de uma substância com aspecto de uma goma. Pode ser evitada com uso de carbaril, paration metílico, diazinon, triclorfon ou fenitrotion. Esses inseticidas devem ser aplicados em intervalos regulares em 4 vezes. A primeira aplicação deve ser após o período emergente de inflorescência da planta. A outra praga mais comum é a cochonilha (Dysmicoccus brevipes), um inseto pequeno sem asas com aspecto de farinha branca. Este inseto debilita a planta ao sugar suas substâncias e provoca o murchamento do abacaxi. O controle químico desta praga pode ser feito com os inseticidas paration metílico, diazinon ou vamidotion. A aplicação preventiva desses inseticidas deve ocorrer nos períodos de 60, 150 e 240 dias após o plantio.
    As doenças mais comuns são a fusariose do abacaxizeiro (Fusarium subglutinans) e a podridão negra (Chalara paradoxa). A primeira ataca a plantação no período de inflorescência. Para combatê-la é necessário o tratamento do solo fazendo a queimada da área antes de ser plantada para eliminar qualquer vestígio de doenças nas safras anteriores e aplicação de fungicida na inflorescência desde o seu aparecimento até as últimas flores, no intervalo de sete a dez dias. A podridão negra ataca o fruto após a colheita prejudicando a polpa do fruto. Para evitá-la é preciso deixar o pedúnculo de aproximadamente 2 cm, evitar também ferimentos na fruta.
    É preciso combater diariamente as plantas daninhas com capinas e até mesmo aplicação de glifosate. A cultura deve ser mantida livre de plantas daninhas pelo menos até a indução floral.

Colheita
    A colheita do fruto do abacaxizeiro deve ser feita de acordo com a destinação e o tipo de consumo, pois o abacaxi não amadurece depois de ser colhido.
Se for para industrialização sua colheita deve ser quando o fruto estiver com a casca mais amarela do que verde. Se for para consumo “in natura” em mercados distantes, devem ser colhidos de vez, quando a casca apresentar sinais de amarelamento.  Se os mercados forem locais, o fruto deve ser colhido com a casca já metade amarela, pois o fruto estará suficientemente maduro.
    O açúcar do fruto do abacaxi deve ser medido com um refratômetro e deve ser maior que 19° Brix no verão e 14,5 ° Brix no inverno.
    Aconselha-se bastante cuidado no transporte desses frutos, pois o abacaxi quando maduro é sensível e pode ser prejudicado com facilidade. Se for transportado para um lugar distante do local de produção é necessário transportá-los em caminhões refrigerados ou transportá-los com a temperatura ambiente, sempre cobrindo com uma lona para não prejudicá-los com o vento.

Translate this Page

Rating: 2.3/5 (117 votos)




ONLINE
1